Confira o artigo do CEO & Founder do Instituto Brasileiro de Vendas & Varejo (IBVV), Marcelo Salum, com exclusividade para o portal Guia da Farmácia
As macros tendências das empresas do século XXI a cada dia se modernizam e solidificam posturas e ferramentas de gestão na administração; mas também passam a impor soluções integradas de forma a flexibilizar a quebra de velhos e novos paradigmas. Neste sentido, a praticidade deve permear a administração moderna oxigenando esta com relações de parcerias vencedoras.
Esta parceria, ao meu ver, deve partir do ambiente interno das organizações flexibilizando ou até extinguindo as barreiras departamentais e hierárquicas. Desta maneira, uma nova cultura se estabelece proporcionando relacionamentos, criando elos e estabelecendo vínculos entre colaboradores para a formação de times coesos, aprimorando a liderança participativa através da integração para busca de resultados pré-estabelecidos anteriormente, com ambientes e pessoas integradas.
Porém, o que é administrar?
Administrar é: planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho da organização, usando todos os recursos necessários, para alcançar os objetivos e metas estabelecidos. Vejamos então os quatro eixos da administração:
Sobretudo, o planejamento realmente acontece se conseguimos responder a cinco perguntas prioritárias que são: o que, quando, como, por que, e quais os recursos necessários; para a execução do que está sendo planejado. Costumo afirmar que o planejamento deve servir de referencial, não podendo ser amarrado, engessado e imposto custe o que custar, pois desta maneira perdemos produtividade e participação. O sucesso do planejamento está em estabelecer momentos de reflexão e avaliação e caso necessário, refazê-lo.
Neste sentido, quando passamos a organizar, consequentemente estabelecemos critérios e indicadores de senso de urgência, pois geralmente em nossas organizações no dia-a-dia, tudo se torna urgente. É organizar prioridades a serem executadas, para que não ocorra desvio de ação e perca de foco, sendo assim ganhamos o que a de mais precioso nos dias de hoje o tempo.
O controle por si só apenas impõe uma sensação de vigiar ou restringir. Já o monitoramento permite a cobrança conjunta, procedente de normas e procedimentos estabelecidos com clareza objetivando nortear a ação. E o mais importante que esta ação seja entendida e praticada em sinergia para os resultados que sua farmácia deseja alcançar.
Quando falamos em liderar estamos direcionando nosso entendimento para a pratica da liderança, que deve ser encarada como geradora de sinergia grupal, alinhando expectativas, objetivos e metas; para busca de resultados extraordinários.
A liderança deve estar atenta a fomentar parcerias, rompendo barreiras externas, diluindo conflitos utilizando sua autoridade; ou seja, a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influencia pessoal. Habilidade em atuar na quebra de velhos e novos paradigmas. Um paradigma indiscutível na nova visão de administração esta em estabelecer uma nova cultura organizacional, voltada para a fomentar e lapidar parcerias.
É um relacionamento formal, geralmente envolvendo a cooperação estreita entre as partes, com direitos e responsabilidades mútuas e bem especificados.
Parcerias eficazes sobrevivem e exigem:
O momento atual está a disposição deste mundo do trabalho, onde a prática de administrar está no talento de valorizar a busca de relacionamentos duradouros e este, por sua vez, se converge em parcerias lucrativas no aspecto comercial e pessoal.
Fonte e foto: CEO & Founder do Instituto Brasileiro de Vendas & Varejo (IBVV), Marcelo Salum, com exclusividade para o portal Guia da Farmácia.
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Fonte: Guia da Farmácia
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