A melhor forma de alavancar as vendas do produto é buscar agrupá-lo com os geradores de fluxo da categoria, veja exemplos
Muito além de uma questão estética, cuidar da saúde bucal é mais do que ter dentes brancos e bonitos. A higiene oral é parte de uma rotina de cuidados primordiais para a manutenção da saúde como um todo.
Por isso, os itens de higiene bucal devem estar posicionados corretamente dentro do ponto de venda, inclusive os enxaguantes bucais.
Esses produtos agem na microbiota bucal, diminuindo a formação da placa bacteriana. O produto deve ser utilizado de maneira moderada e com cuidado, prestando atenção aos ingredientes da fórmula. De modo geral, deve ser usado duas vezes ao dia, sempre após a escovação dos dentes.
Contudo, é importante lembrar que o enxaguante bucal é uma ferramenta complementar. Ele de maneira alguma vai substituir o processo de escovação, pois a maior eliminação das placas bacterianas acontece com movimentos mecânicos provocados pela escova e pelo fio dental. O antisséptico atua na prevenção de doenças na região.
O principal canal de venda dos enxaguatórios ou enxaguantes bucais são as farmácias onde 70% das compras são realizadas por impulso.
Assim, confira a seguir as dicas da presidente da OdontoCompany, Paulo Zahr; e do especialista em varejo da AGR Consultores, Roberto Vautier, para posicionar corretamente os enxaguantes bucais no ponto de venda:
No Brasil, apenas 8% da população que consome oral care compra enxaguatórios com frequência e quando há uma crise econômica, eles são um dos primeiros itens da categoria a serem “abandonados”. Sendo assim, a melhor forma de alavancar as vendas do produto é buscar agrupá-lo com os geradores de fluxo da categoria: escova e creme dental, sugerindo um kit de oral care.
Sortimento: entre os públicos com maior poder aquisitivo, existe o crescimento pela busca por produtos mais naturais. Nos casos dos enxaguatórios, há preferência entre aqueles sem conservantes e até sem o uso de álcool na formulação.
Ações de cross-merchandising: podem-se agrupar os produtos com foco em sensibilidade dos dentes, combate às caries e combate ao tártaro.
Veja também: Tenho uma farmácia de pequeno porte. Posso ter um e-commerce?
Fonte: Guia da Farmácia
Sem Comentários