Confira as orientações desenvolvidas em parceria com a Interplayers para aumentar os lucros da sua farmácia e a satisfação do consumidor através do atendimento digital
Antes do surgimento da internet, as vendas físicas dominavam completamente o cenário nacional, e o máximo de tecnologia disponível era a emissão de um cupom fiscal. As poucas vendas não presenciais utilizavam o telefone para cursos por correspondência e produtos de catálogo, mas eram limitadas a segmentos específicos.
Mas a transformação digital mudou completamente este cenário.
Afinal, hoje, é possível comprar qualquer produto sem falar com ninguém. Bastam cliques em dispositivos eletrônicos para adquirir medicamentos, livros, eletrodomésticos, veículos, imóveis – o que for necessário.
As vendas físicas continuam dominantes, tendo sido fortemente impactadas, mas a pandemia de coronavírus impôs uma mudança de comportamento do consumidor que fez o comércio eletrônico crescer exponencialmente.
Para se ter ideia, o e-commerce brasileiro expandiu 75% em 2020 na comparação com 2019, segundo dados do índice Mastercard SpendingPulse, No primeiro semestre de 2021, ele seguiu em ascensão e agregou novos consumidores. Do total de compradores registrados este ano, 17% usaram o meio virtual pela primeira vez na vida.
No ramo farmacêutico não foi diferente.
Um levantamento feito pelo Convert Group em 96 países, divulgado na primeira semana de julho, mostra que as farmácias digitais atraíram mais de 2,7 bilhões de visitas no primeiro trimestre de 2021, crescimento de 43% em comparação com igual período do ano passado.
A pesquisa destaca o Brasil como o País com o maior número de farmácias on-line de nível 1 (farmácias com média de mais de 5 milhões de visitas por mês no primeiro trimestre de 2021), seguido pela Rússia e pelos EUA, Reino Unido e Índia, os três últimos empatados na terceira colocação.
“É necessário compreender que o nível de exigência do consumidor aumentou com a transformação digital, e os consumidores têm diferentes preferências para sua experiência de compra, seja ela presencial, digital ou híbrida. Neste novo cenário, é preciso compreender que o atendimento digital passou a ser uma realidade para toda a jornada, independentemente do meio pelo qual ela ocorre. Por essa razão, é preciso saber usar as diferentes ferramentas que esse canal oferece e que contribuem para aumentar o faturamento, a rentabilidade e a satisfação do cliente, que garante o sucesso do negócio”, explica a gerente de redes credenciadas na Interplayers, Elisabete Percegil.
Outra vantagem é que a conversão neste modelo é muito maior se comparada com o mercado e ainda pode trazer novos consumidores. Trata-se de uma modalidade alinhada a três princípios básicos da saúde na atualidade, que são a continuidade do tratamento medicamentoso, o distanciamento social e o conhecimento da doença através de materiais informativos da indústria.
Todas as ferramentas citadas ajudarão a melhorar o atendimento e a aumentar o faturamento, além de fidelizar o cliente. É possível escolher uma ou implantar todas, desde que haja o treinamento adequado para aproveitar ao máximo o que elas podem oferecer em vantagens. O que não pode é ficar fora desse novo mundo.
Fonte: Guia da Farmácia
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