Setor teve um crescimento de quase 70% em 2020. Farmácias que querem aumentar suas vendas, fiquem de olho nestas dicas
Dicas de e-commerce A necessidade de digitalização fez com que o crescimento de empresas da nova economia disparasse, como os e-commerces.
Somente no primeiro trimestre de 2021, o setor aumentou em 72% o seu faturamento, de acordo com pesquisa da Neotrust.
Números da Synapcom mostram que o segmento cresceu em todas as regiões do país no começo do ano – em alguns locais, como o Nordeste, o crescimento passou de 600%.
Confira as dicas para que os vendedores aumentem suas vendas e, consequentemente, sua competitividade.
As vendas no e-commerce pelas redes sociais aumentaram de 22% para 34% em 2020, segundo um estudo da Nuvemshop.
Com um leque imenso de mídias sociais disponíveis, o vendedor das farmácias, pode exemplo, podem, e devem, usá-las ao seu favor.
No entanto, é importante lembrar que cada uma atinge um foco e públicos específicos.
Um dos principais destaques para a criação de lojas virtuais é o Instagram.
Além da pluralidade de ferramentas da plataforma, também é possível valorizar a estética do produto com vitrines online.
Outro ponto é que é nesta rede social que está o engajamento dos influenciadores digitais.
Eles podem ser pessoas chave para as campanhas do seu e-commerce.
No caso do Facebook, mesmo que aparente ter perdido espaço nas mídias sociais, ainda é a rede mais acessada do mundo.
A plataforma possui alta segmentação de público e suas mídias pagas são mais acessíveis e com fácil mensuração.
Sendo, portanto, um ótimo lugar para captar leads e ajudar no aumento do faturamento.
Já o Pinterest também conta com os Pins Compráveis, em que é possível atribuir preço aos produtos expostos nas fotos e gerar vendas.
Uma boa reputação vai influenciar diretamente na credibilidade que seu negócio passa para o público.
Já que o consumidor busca segurança na hora da compra, além de uma boa experiência de compra.
Nos marketplaces, a reputação ainda é relacionada com o ranqueamento dos anúncios na plataforma.
No Mercado Livre, por exemplo, vendedores verdes (com maior reputação) possuem uma melhor colocação no mecanismo de busca e tem mais facilidade de conseguir o Mercado Envios Full, o que auxilia (e muito) nas vendas.
Cada e-commerce possui características diferentes para determinar uma boa reputação.
No entanto, pontos em comum como produtos de qualidade, cuidado com preços e prazos, boas fotos, títulos e descrições são pontos comuns que precisam de atenção.
O gatilho da escassez é sempre uma ótima estratégia no e-commerce, além de ser uma das mais utilizadas e com mais assertividade.
Seu princípio é apresentar para o público de interesse que um produto ou serviço estará disponível por tempo determinado, com base em estoques ou edições limitadas.
Dessa maneira, a estratégia pode ser feita de diversas formas como a do Fear Of Missing Out ou Medo de Perder (FOMO).
Faça, então, a seleção de produtos que possuem uma taxa de procura considerável e que não tenham muito em estoque.
Coloque um alerta em sua descrição usando números que sinalizem que o produto está acabando.
Para aqueles que estão em dúvida, por exemplo, o formato facilita a conversão.
Manter um cliente acaba saindo mais barato do que conquistar um novo – e isso impacta diretamente no faturamento.
Isso se deve ao fato de que, para conquistar novos consumidores, é necessário todo o investimento na jornada de compra novamente.
Entre algumas das estratégias para nutrir os clientes e incentivar a recompra estão o e-mail marketing para upselling e o envio de flyers junto a embalagem.
Para quem vende em marketplaces, os processos manuais podem dificultar o crescimento do negócio, demandando mais tempo que poderia ser usado na estratégia de vendas.
Por isso, um hub de integração e automação é uma solução, portanto, para quem pretende vender produtos em massa e faturar mais.
Com a plataforma é possível postar anúncios de produtos e kits em diversos marketplaces de uma vez; cadastrar múltiplos CNPJs e controlá-los de um só lugar; emitir relatórios para mensurar a operação do negócio e automatizar toda a expedição.
Fonte: Guia da Farmácia
Telefone: (84) 4005-8224
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