Em artigo exclusivo para o portal Guia da Farmácia, o CEO da Desenvolva Consultoria, Marcelo Cristian, mostra as alternativas
A fila da farmácia pode ser impactada por diversos fatores como: troco, equipe mal treinada, ausência de terminais sobressalentes, sistema ruim com erros e travamentos, líderes não atentos ao caixa e a fila, bem como erros no processo entre o balcão e o caixa, tendo que fazer processos no caixa que são no balcão.
Porém é possível resolver. As filas da sua farmácia estarão menores, com mais agilidade no atendimento, se a empresa agir em dois P’s: pessoas e processos.
As pessoas devem ser treinadas, com perfil correto para o caixa, antenados com as necessidades do cliente e atendendo seu papel nos processos e na medida que estes impactam a celeridade da loja.
Confira 11 estratégias para diminuir a fila da sua farmácia:
Cheque sempre o troco existente nos terminais.
No caso de pagamento em dinheiro, sempre questione se o cliente tem trocados.
Garanta que a farmácia tenha um caixa central, para gerenciar os trocos.
Tenha um gerente atento que possa agir quando a fila estiver muito grande.
Proporcione terminais sobressalentes para que o gerente possa servir diminuindo as filas.
Garanta o aumento da percepção de que todos possuem o interesse em diminuir as filas.
Deixe sempre o operador de caixa informado, para que caso o sistema trave, ou algo inesperado aconteça, ele saiba o que fazer.
Implemente filas inteligentes, com uma jornada de produtos durante a fila, para que o cliente se distraia.
Possua uma TV indoor, transmitindo mensagens, frases e dicas para amenizar a espera do cliente.
Treine sua equipe em atendimentos humanizados, com inteligência emocional, para que todos saibam lidar com possíveis situações de estresse no atendimento.
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